A consultoria de recrutamento Michael Page
elaborou um estudo global que ajuda a entender como o mercado de trabalho vem
se adaptando a esses chacoalhões. Realizada em cinco países (Estados Unidos,
Inglaterra, Alemanha, França e Brasil), a pesquisa destaca as atividades que
nasceram para suprir as necessidades de um mercado em constante transformação.
“São profissões muito especializadas, que atendem a demandas atuais e futuras.
A perspectiva para os próximos anos, portanto, é de ampliação no campo de trabalho
desses cargos”, diz Paulo Pontes, presidente da Michael Page no Brasil. Conheça
os sete novos profissionais que, de acordo com a parte brasileira da pesquisa,
se destacam nas empresas atualmente.
GERENTE
DE TREINAMENTO DO VAREJO
O
que faz: treina os funcionários de cada ponto de venda da
empresa. Antes, o costume era que a empresa adotasse um treinamento-padrão para
todos os funcionários que lidam com o público; hoje, considera-se mais
produtivo contar com profissionais que elaboram programas específicos conforme
as características dos consumidores locais.
Formação: administração
de empresas, recursos humanos e psicologia
Quem contrata: empresas do setor de
varejo.
Salário
médio: 8 000
a 12 000
reais
GERENTE
DE IDENTIDADE VISUAL
O
que faz: em redes varejistas, é encarregado de talhar cada
ponto de venda ao perfil do público que o frequenta. Ele define, por exemplo, a
linha de produtos que deve ganhar destaque em determinada loja, a maneira como
seus vendedores devem abordar a freguesia e as ações promocionais mais
proveitosas. Deve, enfim, cunhar uma identidade para a loja ao mesmo tempo em
que cuida para que ela não se sobreponha à imagem da marca nem entre em choque
com ela.
Formação: publicidade
e propaganda, marketing e administração, com experiência em varejo.
Quem
contrata: empresas do setor de varejo, em especial no
segmento de luxo.
Salário
médio: 8 000
a 12 000
reais
GERENTE
DE COMUNIDADE
O
que faz: atua diretamente na comunicação com o consumidor
por meio de redes sociais, blogs e fóruns on-line. É responsável, por exemplo,
por impedir que as reclamações sobre um produto ou serviço de sua empresa
divulgadas no Twitter ou no Facebook se transformem em virais negativos na
internet.
Formação: marketing
e publicidade e propaganda.
Quem
contrata: agências de comunicação e empresas que atuam nas
redes sociais.
Salário
médio: 7 000
a 10 000
reais
GESTOR
DE REESTRUTURAÇÃO
O
que faz: nos bancos, gerencia a carteira de clientes
endividados, que abrange as empresas em dificuldades decorrentes,
principalmente, da crise econômica de 2008. Embora grande parte dos gestores de
reestruturação atue no setor bancário, há profissionais também dentro das
companhias, com a missão de colocar a situação financeira da empresa nos eixos
Formação: gestão
e administração de empresas, economia e engenharia, com pós-graduação em
finanças e experiência comprovada em áreas de risco de crédito
Quem contrata: instituições financeiras e empresas de grande porte do setor privado
Quem contrata: instituições financeiras e empresas de grande porte do setor privado
Salário
médio: 14 000
a 24 000
reais
GERENTE
DE PROJETOS
O
que faz: joga no meio de campo entre o departamento de TI e
as demais áreas da empresa. Por um lado, ele leva as necessidades dos
diferentes departamentos da companhia aos técnicos de sistemas da informação.
No caminho inverso, aponta aos funcionários as limitações dos recursos de TI.
Como ele dialoga com grupos que muitas vezes não se entendem — tecniquês e
juridiquês, por exemplo, são dois idiomas distintos —, a capacidade de
comunicação é a sua principal característica.
Formação: engenharia
e informática.
Quem
contrata: médias e grandes empresas de todos os segmentos
Salário médio: 12 000 a 20 000 reais
Salário médio: 12 000 a 20 000 reais
GERENTE
DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS
O
que faz: é o interlocutor da empresa junto a órgãos
governamentais e agências reguladoras, como Anatel e Aneel. Sua área de atuação
é vasta: inclui desde questões legais até assuntos socioambientais. Por isso, o
cargo exige um profissional que tenha grande capacidade de comunicação e, ao
mesmo tempo, muito conhecimento e aptidão para os meandros da burocracia — uma
combinação difícil, que, quando preenchida com eficiência, pode levar aos mais
altos salários entre aqueles oferecidos por essas novas profissões
Formação: comunicação,
direito, administração de empresas, relações internacionais ou ciências
sociais, de acordo com a área de atuação da companhia
Quem contrata: empresas de grande porte, principalmente aquelas sob a supervisão de órgãos reguladores
Quem contrata: empresas de grande porte, principalmente aquelas sob a supervisão de órgãos reguladores
Salário
médio: 12 000
a 45 000
reais
GERENTE DE MARKETING ON-LINE
O
que faz: elabora a estratégia de marketing de uma empresa
nas mídias sociais, como Twitter e Facebook, de acordo com o público específico
que se quer atingir e a rede social que se deve utilizar. Na Europa e nos
Estados Unidos, os profissionais desse ramo já contam com experiência de até
dez anos no currículo. No Brasil, o marketing on-line só agora começa a se
expandir — daí a carência de profissionais experientes nessa área
Formação: publicidade,
propaganda e marketing
Quem
contrata: agências de comunicação e empresas que atuam nas
redes sociais
Salário médio: 8 000 a 15 000 reais
Salário médio: 8 000 a 15 000 reais
Fonte:
Daniela Macedo (Veja)