Texto de mineira feito para o Enem 2011 foi
publicado em cartilha do MEC.
Camila Zuconi, de 18 anos, foi aprovada em
medicina na UFCSPA no RS.
A redação do Enem de Camila Zuconi
foi considerada nota mil em cartilha lançada pelo Ministério da Educação (Foto:
Arquivo pessoal)
A redação da estudante mineira Camila Zuconi,
de 18 anos, é um dos textos considerados “nota 1.000” e publicados na cartilha
"A redação no Enem 2012 - Guia do Participante", lançada nesta semana
pelo Ministério da Educação. Camila é aluna do segundo período de Medicina da
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e concluiu o
ensino médio em 2011, quando fez a prova do Enem e foi aprovada no vestibular
da universidade gaúcha.
"Eu acho que, antes de tudo, precisa de
leitura", disse a universitária sobre a preparação que resultou em seu
desempenho destacado na avaliação.
Nascida em Três Marias, na Região Central de
Minas Gerais, a estudante se mudou para Viçosa quando tinha 14 anos, após ser
aprovada no Colégio de Aplicação – Coluni, na cidade da Zona da Mata de Minas
Gerais, onde cursou todo o ensino médio.
A habilidade de Camila para escrever a
redação nota 1.000 foi desenvolvida ao longo de toda a sua vida escolar,
principalmente nos últimos três anos, segundo ela. “Sempre me dediquei
bastante. No Coluni, eu abri mão de muita coisa para poder me dedicar aos
estudos. Se você realmente quer passar no vestibular tem que organizar o tempo.
É um processo. A gente precisa se organizar e fazer com prazer, pensando no
objetivo que você quer alcançar”, disse.
Sobre a importância da leitura, ela ressaltou
que o hábito não pode ser encarado como uma obrigação, mas como prazer, e
apontou os benefícios. “Ler ajuda muito a ter um vocabulário mais completo.
Você percebe dicas de como escrever e é importante também ler o texto que está
escrevendo”.
Outro ponto que Camila destacou como
fundamental para o sucesso na redação do Enem foi o conhecimento adquirido em
uma bolsa de iniciação científica. “A leitura que eu tive e a orientação
crítica da professora da iniciação me ajudaram muito, muito mesmo, a ter
habilidade para escrever”, contou. As leituras de temas atuais e de provas
anteriores também ajudaram a estudante.
Na hora de escrever sua redação, Camila
privilegiou a organização e a objetividade. “Planejei o texto. Fiz o que sempre
tentava fazer nas redações, um esquema do que eu ia pôr em cada parágrafo.
Também tentei tirar o máximo dos textos apresentados na prova e aproveitar o
que eu já sabia sobre o tema para dar o diferencial ao texto”, explicou. A
harmonia da ideais também é importante na hora da redação, segundo ela.
“Buscava sempre tomar cuidado com a coerência para ver se o leitor ia entender
o que eu queria dizer”.
Parte da redação de Camila feita no Enem
2011 e publicada na cartilha do MEC (Foto: Reprodução)
Estratégia durante a prova
Camila disse que quando recebeu a prova, a
primeira coisa que fez foi ler a proposta de redação para já ter conhecimento
do tema. “Quando eu vi o tema fiquei satisfeita. Porque era um assunto atual e
sobre o qual eu tinha lido recentemente. Também já tínhamos discutido sobre as
redes sociais em sala de aula”, contou a estudante. Na sequência, ela começou a
fazer as 45 questões de português e as 45 de matemática. “Eu optei por
responder as questões primeiro, pois poderia absorver algo delas que me ajudaria
na redação”, explicou.
Ela afirmou que ficou muito satisfeita com a
proposta da redação. “Acho que os jovens são público alvo do Enem, apesar de
pessoas mais velhas também fazerem o exame, e a gente usa bastante as redes
sociais, então temos facilidade para falar sobre o assunto", disse. Quando
começou a redigir “Redes sociais: o uso exige cautela”, a estudante conta que
se preocupou com a objetividade e delimitou o enfoque pela influência e
presença dessas ferramentas da internet na vida das pessoas nos dias de hoje.
Para desenvolver o assunto, Camila colocou
seu repertório no papel. Entre exemplos lembrados, ela citou que sempre
refletia sobre a relação público/privado ao usar a internet e também contou que
havia lido um texto sobre a influência das redes sociais nos movimentos
populares recentes que têm acontecido pelo mundo.
A redação nota 1.000 foi fundamental para
Camila ser aprovada no curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da
Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Segundo a mineira, seu objetivo era a UFMG,
porém a nota da redação não foi considerada pela instituição na primeira fase.
Apesar da distância da família, hoje ela se sente feliz em Porto Alegre. “Gosto
muito da cidade e da faculdade. Fiquei muito satisfeita com a publicação da
minha redação e o reconhecimento”, concluiu.
G1 MG