sábado, 30 de junho de 2012

CALENDÁRIO ELEITORAL DO TSE PREVÊ CONVENÇÕES EM JUNHO



Hoje, dia 30 de junho será o último prazo para a escolha de candidatos

Continua correndo o calendário eleitoral definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), válido para as eleições de 2012. Dessa forma, a partir do dia 10 de junho os partidos poderão realizar as convenções para definir os candidatos a prefeito, vice e vereador, bem como coligações ou alianças.

Após esta data, também será possível utilizar o direito de resposta, formalizar contratos para a formação de comitês. A partir de 10 de junho também fica proibido aos candidatos apresentar ou comentar programas de rádio e TV.

Hoje, 30 de junho será o último prazo para a escolha de candidatos nas convenções partidárias.

PERÍODO ELEITORAL

Depois disso, no dia 5 de julho será o último dia para o requerimento do registro de candidatos. A partir deste dia, os cartórios eleitorais ficarão de plantão.

Já no dia seguinte, 6 de julho, segundo o calendário eleitoral 2012 publicado pelo TSE, será permitida a propaganda eleitoral em rádio e TV. Os candidatos também poderão fazer propaganda utilizando alto-falantes nas ruas, realizar comícios e propagandas de candidatos às eleições na internet.

No dia 7 de julho, três meses antes das eleições, a legislação define o início do período em que agentes públicos não poderão nomear, demitir ou transferir funcionários públicos. Também não será possível transferir recursos da União para os estados. Candidatos à reeleição não poderão participar de programas de TV e rádio fora do horário eleitoral, nem fazer publicidade institucional a partir do dia 7 de julho.

Em 10 de julho será o último dia para os candidatos requererem o registro eleitoral caso os partidos ainda não tenham feito isto.

Já em agosto, no dia 5, será a data em que os registros eleitorais deverão ser julgados pelo TSE para serem aceitos ou impugnados.

Já no dia 21 de agosto começará a propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV.

No dia 6 de setembro será a data em que os partidos deverão divulgar um relatório mostrando todos os recursos recebidos nas eleições.

Dia 27 de setembro é a última oportunidade para o eleitor requerer a segunda via do título eleitoral.

A partir do dia 2 de outubro, até 48 horas após a eleição, nenhum eleitor poderá ser preso. A exceção são os casos de flagrante ou de condenados foragidos.

Dia 3 de outubro será o último dia da propaganda eleitoral em rádio e TV. Além disso, é a última data para realização de debates eleitorais. Após este dia, os candidatos também não poderão fazer aparições públicas em comícios até o dia da eleição.

O dia 5 de outubro será o último dia para divulgação de propaganda política em jornal e internet.

No dia 6 de outubro (véspera das eleições municipais de 2012), segundo o calendário eleitoral, será o último dia para utilizar carros de som e alto-falantes para propaganda de candidatos. Também será o último dia para distribuição de santinhos e outros materiais gráficos, e também para fazer caminhadas e carreatas em favor de candidatos.

E, finalmente, no dia 7 de outubro, acontecerão as eleições do primeiro turno.

Fonte: Diário de Tupã