segunda-feira, 5 de março de 2012

SAIBA COMO ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL
Por Daniel Abreu, do AreaH | Yahoo! Notícia


O constante aumento do preço dos combustíveis no país exige que os motoristas busquem cada vez mais alternativas para economizar. Para ajudar o consumidor a reduzir os gastos com álcool, gasolina ou diesel, o AreaH consultou o preparador de motores para competições e mecânico Victor Silvério, e o engenheiro e gerente de tecnologia da Rede de postos da Petrobras Distribuidora Antônio Alexandre Ferreira Correia que alertam sobre alguns cuidados simples, mas que produzem um bom resultado final para o orçamento. Anote as dicas; seu bolso irá agradecer. 

Reduza o peso
Teoricamente, todo e qualquer peso transportado no veículo vai trazer um aumento no consumo. Por este motivo, é recomendado que só se leve o necessário. Evite guardar no porta-malas objetos que deveriam estar em um armário do escritório ou em casa. Estudos apontam que cada 50 quilos representa um aumento de 1% no consumo.

Atenção ao alinhamento
Não deixe o carro com a direção desalinhada. Isso aumenta a resistência ao deslizamento do veículo fazendo com que o mesmo necessite de mais energia para se locomover, e consequentemente eleva o consumo.

Calibre os pneus
Mantenha sempre os pneus calibrados. Pneu vazio oferece mais resistência no atrito com o asfalto. Os novos pneus ecológicos, chamados de ‘pneus verdes’, ajudam na locomoção do carro e geram economia de até 10%.
Troca de marchas
Não é recomendado ‘esticar’ as marchas porque isso fará com que o motor trabalhe em rotações mais elevadas, o que também aumenta o consumo do automóvel. Atualmente. o manual do proprietário traz o RPM (rotações por minuto) correto para efetuar as mudanças.

Aerodinâmica
Tenha em mente que a aerodinâmica do carro é sempre calculada com as janelas fechadas. Ou seja, para o carro ‘cortar o vento’ com mais facilidade é importante que esteja com os vidros fechados. Caso contrário, o vento que entra no carro acaba retido na parte traseira, aumentando assim seu arrasto aerodinâmico. Estamos falando de até 10% de economia com o veículo acima de 80 Km/h com os vidros devidamente fechados.

Aquecimento do veículo
Nunca espere o carro esquentar com ele parado. Essa medida era necessária para os veículos que utilizavam carburador. Desde o fim da década de 1990, todo carro é vendido com injeção eletrônica, que regula a aceleração e evita que ele morra, mesmo quando frio e movido a etanol. De toda forma, com o motor frio, evite passar das quatro mil rotações por minuto; além do consumo ser maior em ciclo frio, podem ocorrer avarias aos componentes do motor.

Mantenha a calma
Quando pegar a estrada, acelere o suficiente para dar o deslocamento necessário ao carro. Na estrada, metade da força que o motor produz é apenas para superar o atrito do carro com o vento. Uma retomada brusca de velocidade dos 90 Km/h até 120 Km/h pode gerar um aumento de até 30% no consumo do veículo.

Abasteça no lugar correto
Faça os cálculos antes de sair de casa à procura do posto mais barato. Caso o posto seja muito longe ou não esteja no seu caminho, o ‘lucro’ pode ser consumido no trajeto. Analise se não compensa pagar R$ 0,10 há mais por litro e rodar menos.

Ar condicionado
O ar condicionado muitas vezes parece ser a melhor solução para países tropicais como o Brasil. Porém, se estiver em tempos de economia, use apenas o ventilador do carro. Ao pressionar o botão do ar condicionado, poderá aumentar em até 20% o seu consumo. Isso acontece porque o ar utiliza a força do motor para funcionar. Note que o carro parece ‘perder força’ com o ar ligado.
Bagageiros
Remova todos os acessórios que não for utilizar. Bagageiros podem aumentar o consumo de combustível tanto por seu peso quanto pela aerodinâmica. Bagageiros vazios devem ficar em casa.


Ladeira acima
Acelerações durante subidas fazem com que o carro consuma mais combustível. Quando for encarar um aclive, o indicado é que acelere antes que ele se inicie, assim conseguirá manter uma velocidade constante e melhor, além de economizar.

Ladeira abaixo
Nas descidas esqueça a famosa ‘banguela’. Desça com o carro engrenado. A injeção eletrônica faz a leitura da aceleração com o carro engatado e reduz automaticamente a quantidade de combustível enviado para a câmara de combustão, o que não acontece com o veículo em ponto morto, quando a injeção não exerce essa influência
              
Não acelere parado
Com o carro parado, não acelere. Alguns motoristas costumam dar uma última acelerada  ao parar, o que só faz o veículo consumir mais e em veículos turbinados pode ser responsável por danos e graves avarias. Ao ligar o veículo também não é necessário acelerar, isso danifica o catalizador e aumenta o consumo. Mais uma vez, a injeção eletrônica se encarrega da aceleração ideal ao dar a partida.

Reserva

Evite andar com o carro na reserva. Esse hábito força a bomba de combustível, que pode resultar em queima precoce e aumentar o consumo.

A melhor vaga
Não perca tempo e combustível dando voltas em busca da melhor vaga na rua. Em shoppings, entre num corredor e desligue o motor, até encontrar alguém de saída.

Rampa
Não controle o carro no acelerador e embreagem quando parado em subidas. Use o freio.

Economia de energia
O sistema elétrico do carro é controlado diretamente pelo giro do motor. Quanto mais dispositivos estiverem utilizando a energia do carro, mais combustível ele consumirá para carregar a bateria. Caso precise carregar um celular ou coisas do gênero, assim que concluir, desconecte-o. Sistemas de som potentes, subwoofers e DVD’s também entram na lista dos ‘gastões’.

Indício de desperdício
Atenção às rodas. Quando as que possuem disco de freio ficam constantemente sujas com um pó escuro é sinal de que anda abusando das frenagens. A sujeira demonstra o desgaste das pastilhas de freio, que soltam essa espécie de grafite com o atrito com o disco. Isso indica que o condutor anda exagerando nas acelerações e, como consequência, abusa mais do sistema de freio. Ande devagar e mantenha distância do carro que vai à frente, além de evitar acidentes, o carro consumirá menos e exigirá menos manutenção.

Use o carro somente quando necessário
Veículos chegam a consumir até 30% a mais com o motor frio. Ou seja, se pegar o carro para ir à padaria ou outro local próximo e parar, voltar, andar mais um pouco e parar, o carro irá trabalhar sempre no ciclo frio e beberá mais.


Simples atitudes podem mudar o saldo da conta bancária sem fazer com que o proprietário do veículo precise mudar sua rotina. Mantenha também a manutenção do carro em dia. Certos problemas causam um aumento de até 60% do consumo, por isso, é importante fazer revisões preventivas nos veículos. Mantenha também uma planilha de gastos do carro e acompanhe para ver se ele não vem consumindo mais com o passar dos meses. Não se esqueça de que para a planilha dar certo será necessário sempre que for abastecer, completar o tanque.

CONSELHO TUTELAR EM ITAMBÉ

CMDCA abre inscrições para o novo processo seletivo de Conselheiros Tutelares
03/05/2012
O CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente informa que estão abertas as inscrições para o novo processo seletivo dos candidatos à eleição para conselheiros tutelares no município de Itambé, gestão 2012/2015.
As inscrições estão sendo feitas, de 05 à 09 de março de 2012, das 14:00 às 18:00 hs, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Os candidatos devem ter idade mínima de 21 anos, residir no município de Itambé por no mínimo 2 anos, ensino médio completo, entre outros pré-requisitos.
Maiores informações, podem ser obtidas no edital publicado no site http://www.itambe.ba.gov.br/, pelo e-mail cmdca@itambe.ba.gov.br, pelo telefone 3432-1687, sempre a partir das 14 horas.
Informou: CMDCA – Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente

FONTE: ASCOM - PMI

ABSURDO!!! MAIS UMA VÍTIMA DE ESTUPRO


Ex-jogador do Corinthians é preso acusado de estupro
Por Redação Yahoo! Brasil | Yahoo! Esportes – 05 de março de 2012
O ex-jogador de futebol Fabinho Fontes, destacado em sua carreira pela passagem no Corinthians, foi preso na madrugada desta segunda-feira (5) acusado de abusar sexualmente de uma menina de apenas 5 anos no automóvel dos pais da criança. O ex-atleta defende atualmente o Masters do Timão, mas não tem nenhum vínculo profissional com o alvinegro paulista.

Segundo relatos do delegado Armando
Robelio
Berto, titular do 27º DP de São Paulo, o ex-jogador pegava uma carona com os pais da vítima e vinha no banco de trás do carro, ao lado da vítima. A confusão começou quando os pais da criança, desconfiados com o fato de a menina estar no colo de Fabinho, pediram para que ela passasse para o colo da mãe. Ao pegar sua filha, o pai da vítima viu que o ex-atleta estava com seu órgão genital para fora da calça.

A partir daí o pai e Fabinho começaram a discutir e, antes da polícia chegar ao local, o ex-jogador foi agredido pelo adulto, que só foi contido com a chegada dos oficiais. Levado pela polícia, o ex-atleta foi submetido a exames no Hospital Vergueiro, assim como a menina, e posteriormente foi preso em flagrante, acusado de estupro vulnerável.

A passagem de Fabinho pelo Corinthians começou ainda nas categorias de base, quando o atleta foi eleito o melhor jogador da Copa São Paulo de Juniores em 1993, quando atuava pelo clube alvinegro. Ainda pelo Timão, foi artilheiro da Copinha em 1995, ano no qual fez parte do elenco profissional que foi campeão paulista. Fabinho, porém, nunca se destacou no profissional como esperado e acabou fazendo carreira por pequenos clubes brasileiros.

Dia do Evangélico em Itambé


Realização:
Associação dos Evangélicos de Itambé (ASSEVI)